18 de Março












Elicéia Silveira

No dia 18 de março de 1995, no bairro agronômica, em Florianópolis - SC, Elicéia, então com dez anos de idade, saiu de casa para ir à farmácia buscar um remédio para sua irmãzinha que estava enferma. Sua mãe, Maria Inês, ficou tomando conta da filha caçula. Um estranho sentimento tocou conta de Maria Inês quando notou que sua filha estava demorando mais que o necessário. Ela foi tomada de um desespero inexplicável. Pediu ajuda a uma vizinha para que tomasse conta de Zaila, sua filha mais nova, enquanto ela ia atrás de Elicéia.
Na farmácia, foi comunicada que sua menina estivera ali e já saíra minutos antes. Começava uma busca alucinante que até hoje não findou. Elicéia não voltou para casa naquele dia. Elicéia nunca mais retornou.
O que pode ter acontecido? A dúvida castiga o coração da mãe que chora em silêncio a perda de parte de seu ser.
Como viver sem saber onde está sua filha? Sem saber o que aconteceu? Como viver sem enlouquecer?
O desespero aumenta todos os dias, uma dor alucinante, mas que na verdade, passa a ser o suporte da esperança. Ela precisa continuar acreditando que um dia sua amada retornará. Qualquer possibilidade passa a ser um mar de expectativa. Qualquer indício, uma nova esperança de rever Elicéia. A vida se perde entre o real e o imaginário. Nada mais faz sentido. Perdem-se os valores humanos. Um ato cruel, o maior de todos, tirarem um filho dos braços da mãe e deixá-la sem saber o que aconteceu. Como pode alguém ser tão insensível? O que podemos fazer para mudar essa história? O que podemos realizar para não se repetirem mais histórias como essa?
O dia 18 de março precisa servir como um brado de alerta. O dia do desaparecimento de Elicéia é a proposta do Portal da Esperança para ser o dia estadual da "Prevenção ao Desaparecimento de Crianças" sendo um alerta contra um mal que cresce a passos largos em nosso país, ultrapassando mais de quarenta mil casos por ano, de acordo com o Ministério da Justiça.
Vamos juntos, lutar por qualquer evidência que possa solucionar o desaparecimento de Elicéia. Juntos, vamos lutar contra qualquer possibilidade de uma criança desaparecer. Precisamos difundir por todo o estado de Santa Catarina a prática da prevenção. Orientar nossos filhos e afinidades, despertando nesses, o hábito de evitarem situações de risco. Santa Catarina poderá ser um exemplo ao país. Um trabalho sério, educativo, onde a prevenção passa a ser o nosso brado de alerta.
Dia 18 de Março - Dia Estadual da Prevenção ao Desaparecimento de Crianças.
Nosso estado tem muito mais casos de desaparecimento do que o noticiado regularmente. Fatos ocorridos no oeste catarinense e em outras regiões costumam não chegar a central da DEIC em Florianópolis, o que dissimula a dimensão desse problema. Precisamos reagir. Não podemos deixar esse drama se difundir em nosso meio. Somente na DEIC - Florianópolis são mais de trinta casos sem solução, incluindo-se o de Elicéia. Prevenção é a palavra.
"18 de Março", Dia Estadual Catarinense de Prevenção ao Desaparecimento de Crianças.l

Gerson Rumayor - presidência do Portal da Esperança

No dia 12 de janeiro de 2007, foi sancionada a lei 13,931, instituindo o dia 18 de março como o Dia Estadual da Prevenção ao Desaparecimento de Crianças em Santa Catarina.